Heineken vai ajudar na aquisição de energia limpa

Heineken vai ajudar na aquisição de energia limpa

Renan Renan 16 maio 2022

Você conhece a Heineken? A popular marca de cervejas é uma das maiores em todo o mundo, tendo também seu destaque no Brasil. Além de ser referência em seu mercado, a gigantesca empresa ganhou espaço recentemente na mídia, por anunciar um projeto relacionado a energia limpa.

O TudoEnergia vai te explicar tudo sobre essa novidade, que faz parte do projeto “Green Your City” da empresa. Saiba do que se trata o projeto, como ele pode ajudar os brasileiros e o que é preciso fazer para participar.

Sem mais delongas, utilize os tópicos para navegar:

Heineken e a energia limpa
Heineken e a energia limpa/Site Oficial

A Heineken e o Green Your City

A Heineken é uma cervejaria de origem holandesa fundada em 1963, por Gerard Adriaan Heineken, em Amsterdã. Atualmente, a empresa possui cerca de 140 unidades produtoras de cervejas, em mais de 70 países. Estima-se que cerca de 85.000 pessoas trabalhem na Heineken.

A subsidiária brasileira, Heineken Brasil, foi fundada em 2010, e produz não apenas cervejas, como também refrigerantes, energéticos, sucos e água mineral. A Heineken Brasil é proprietária de outras conhecidas grandes empresas, como Kaiser, Schin, Eisenbahn, Amstel, Devassa, Glacial e Baden Baden. A principal sede fica em São Paulo, e o seu atual presidente é Mauricio Giamellaro.

Não demorou muito para a marca ganhar popularidade em território nacional. Sobretudo, devido a sua cerveja, produto altamente consumido no país. Atualmente, é a segunda maior cervejaria presente no Brasil, com 15 indústrias e 29 centros de distribuição ativos.

Em 2020, tivemos o primeiro indício de que a marca também iria buscar soluções sustentáveis em suas operações. A empresa anunciou que, até 2023, algumas unidades no Brasil iriam funcionar com energia 100% sustentável. São elas: Alagoinhas (BA), Araraquara (SP), Ponta Grossa (PR) e Jacareí (SP).

Green Your City

No ano de 2021, a Heineken lançou uma plataforma voltada para a sustentabilidade, a “Green Your City”. O nome do projeto faz referência a “deixar a sua cidade verde” e isso pode ter duas interpretações. A primeira é relacionada a natureza, que é usualmente representada pela cor verde, ou seja, expandir a natureza de diversas formas pela cidade. A segunda interpretação funciona como uma jogada de marketing, já que verde é a cor da Heineken e espalhá-la significa, de certa forma, expandir a marca.

De qualquer forma, o projeto tem uma pauta ecológica forte, baseada em três pilares: cidades mais verdes, economia circular e consumo responsável. No site oficial da plataforma, a empresa define o projeto como “uma nova maneira de trabalhar a mensagem da sustentabilidade”. Eles prometem mais do que apenas frases de impacto, querendo proporcionar experiências imersivas para as pessoas, gerando novas perspectivas.

O Green Your City visa repensar os espaços urbanos de forma geral. A Heineken convida as pessoas a refletir sobre a vida nas cidades e a criação de um futuro mais sustentável, juntos com a empresa.

Eles listam os seguintes objetivos no site:

  • Desenvolver áreas verdes;
  • Reduzir resíduos;
  • Conscientizar sobre o consumo desnecessário;
  • Gerar novas ideias;
  • Serem parceiros de quem faz a diferença;
  • Serem pontes no relacionamento entre as pessoas e as cidades;
  • Criar soluções de energia limpa.

E é sobre esse último objetivo que iremos falar melhor adiante.

Energia Limpa para o Brasil

Uma das principais ações do projeto Green Your City, foi levar soluções em energia limpa para bares e restaurantes parceiros da marca, ainda em 2021. A marca contribuí para o planeta, uma vez que a energia limpa oferece diversos benefícios ambientais em seu uso. Além disso, ao apoiar estabelecimentos parceiros, que vendem seus produtos, criam um ciclo interessante para eles.

A mais recente novidade é a expansão dessa vertente do projeto para pessoas físicas em 2022. Em resumo, brasileiros e brasileiras poderão participar do projeto e ter em suas casas acesso a fontes de energia 100% renováveis. Um dos principais benefícios para quem irá usufruir do programa são os descontos previstos nas contas de energia que, segundo a Heineken, podem chegar a 20%.

Gabriel D’Angelo Braz, diretor de marketing da empresa em território brasileiro, faz a seguinte declaração: “A geração distribuída já é uma realidade na Europa e Estados Unidos, onde os consumidores têm a opção de escolher formas sustentáveis de abastecimento de energia. Aqui no Brasil, o formato está se consolidando e por isso estamos felizes por conseguir, junto a parceiros, atuar ativamente como facilitadora desse movimento pioneiro”.

Ou seja, Gabriel aponta que as opções de energia verde são mais acessivas em outros locais do mundo e a Heineken tenta trazer essa realidade ao Brasil. Ele ainda conclui: “Acreditamos na sustentabilidade como uma construção conjunta da indústria e da sociedade e poder de alguma forma facilitar esse processo, com uma ação concreta, que entrega benefícios ao meio ambiente e às pessoas, é uma grande conquista”.

O atendimento a estabelecimentos parceiros da cervejaria, anteriormente citado, ainda se mantém, com intenção de crescer ainda mais. A meta da empresa é contemplar metade de seus pontos de venda até 2030, em 19 capitais do Brasil.

Dentro dos objetivos do Green Your City, a Heineken defende que levar a energia sustentável para as pessoas também faz com que elas repensem as formas de consumo, sobretudo da própria eletricidade.

“Acreditamos que este projeto pode estimular atitudes individuais que colaborem para a transformação das cidades em cidades mais sustentáveis, por meio de apresentação de soluções, novas possibilidades e novas perspectivas”, diz Ornella Vilardo, que é Gerente de Sustentabilidade da Heineken Brasil.

Como participar do projeto

Para participar do projeto de fornecimento de energia sustentável, você deve seguir o passo a passo:

  • Acesse o site oficial da plataforma Green Your City;
  • Realize o cadastro, clicando na opção “Cadastre-se” logo na página inicial;
  • Você deve estar com seu RG e CPF, ou CNH, além de uma cópia ou foto da sua conta de energia elétrica;
  • Os documentos devem ser digitalizados e enviados ao site durante o processo, que é bem intuitivo.

A inscrição é totalmente gratuita, sem taxas ou fidelidade, basta ter um valor médio mensal de R$200,00 gastos na conta de energia. O projeto é parceiro das maiores empresas de fornecimento energético do país e se expande gradualmente para todo o território.

Atualmente, esse projeto está disponível para moradores de Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e São Paulo. Para as demais localidades, há a previsão de disponibilidade até o primeiro semestre de 2023. Ainda assim, é possível realizar o cadastro no site e aguardar. E é dessa forma que uma das principais cervejarias do Brasil e do mundo pretende ajudar na aquisição de energia limpa. Informe-se sobre a possibilidade de aderir ao projeto, afinal, as fontes de energia sustentável são de extrema importância. Para saber muito mais sobre o universo da energia e afins, mantenha-se conectado conosco.

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos