A fazenda solar da Apple 

A fazenda solar da Apple 

Kezia Kezia 18 maio 2022

Não, você não leu errado, é isso mesmo! A verdade é que, grandes empresas, ultimamente têm investido em títulos verdes para amenizarem o impacto de suas criações, no meio ambiente. Esse é o caso da Apple. Quer saber mais sobre o assunto? Então vem com a gente do Tudo Energia que estamos prontos para te contar os detalhes!  

Você deve imaginar a quantidade de lixo tóxico e gases que essas grandes empresas devem gerar, não é mesmo? Mas, vivemos em um momento que estamos buscando alternativas para deixar tudo mais sustentável e conseguir reverter a situação em que se encontra o meio ambiente. A energia solar, nesse caso, é uma boa pedida. Se você quiser entender o porquê, te convidamos a continuar lendo o nosso artigo! 

Vá direto ao ponto: 

Painel solar
Painel solar

O que é a energia solar? 

Antes de tudo, pouco adianta falarmos sobre a fazenda solar da Apple, se não explicarmos como funciona a energia solar, não é mesmo? Por isso, fizemos um breve resumo para você ficar ainda mais por dentro do assunto. E, quem sabe, começar a considerar o uso dessa energia também! Veja abaixo! 

A energia solar 

A energia solar nada mais é do que uma forma de energia alternativa, renovável e sustentável, que tem como base a luz e o calor que são emanados, diariamente, pelo sol.  

Agora você deve estar se perguntando como isso funciona, não é mesmo? Bom, a cada instante, no interior do nosso astro-rei, o sol, a fusão nuclear dos átomos de hidrogênio se chocam em alta velocidade, o que resulta em uma liberação de grande quantidade de energia. Boa parte dessa energia forma ondas eletromagnéticas que percorrem todo o espaço e chegam à Terra.  

Por mais que as tecnologias estejam aprimorando o uso da energia solar, esse forma de energia foi usada de forma passiva ou ativa, pelas primeiras civilizações. Sim, a energia eletromagnética proveniente do sol, sustenta toda a vida em nossa planeta. Você já sabia disso? Curioso, não? 

Atualmente, a energia solar é mais utilizada para a geração de energia elétrica através dos sistemas de energia fotovoltaica ou das usinas heliotérmicas. Mas também serve para o aquecimento de água e outros líquidos por meio de aquecedores solares.  

Qual é o potencial energético do sol? 

Do ponto de vista humano, a energia solar é inesgotável, pois, o sol irá existir, como conhecemos hoje, ainda por 6 bilhões de anos.  

Além disso, se comparado aos outros tipos de energia, a energia solar possui um potencial excepcional. Entre as energias alternativas, que são consideradas renováveis, a energia solar ocupa a primeira posição em potencial energético.  

Vantagens da energia solar 

Para resumir, trouxemos uma pequena tabela com as principais vantagens da energia solar. Confira: 

Fonte renovável e alternativa. 
Energia limpa, ou seja, sem emissão de gases no meio ambiente. 
É uma alternativa amplamente disponível em todo o mundo, especialmente em países tropicais, como o Brasil. 
Pode ser utilizada em regiões isoladas, sem acesso à rede. 
Fonte gratuita, energia mais barata de se produzir 

Como dissemos anteriormente, se quisermos mudar a forma como impactamos o meio ambiente, a energia solar é uma ótima pedida! 

A fazenda solar da Apple 

Agora que você já sabe como funciona e quais são os benefícios da energia solar, vamos ao que interessa: a fazenda solar da Apple.  

Desde o ano de 2018, a famosa marca da maçã, vem desenvolvendo soluções que aliviem o impacto ambiental de seus negócios. Para você ter uma ideia, Iphones, Ipads, Macbooks e os outros dispositivos da marca, quando plugados na tomada, respondem por, aproximadamente 22% da pegada de carbono da gigante tech.  

No ano de 2020, a Apple anunciou alguns de seus planos sustentáveis para eliminar, ou, pelo menos aliviar, a emissão de poluentes das empresas que atuam na sua cadeia de produção.  

A maneira pela qual a Apple resolveu revisar seus negócios, foi através da compensação. Ou seja, como hábito de recarga de seus clientes está fora do controle executivo da empresa, a solução encontrada foi oferecer um impacto positivo que fosse equivalente.  

Aí vem a fazenda solar: a empresa, então, anunciou um investimento direto em uma fazenda de energia solar que se encontra na região de Brown Country, no Texas. A fazenda nada mais é do que um “mar” de painéis solares que cobrem 9km2 e oferece ao município, aproximadamente, 300 megawatts de eletricidade.  

Ainda segundo o jornal local Brownood News, a construção do projeto iniciou ainda em setembro de 2021, e possui previsão de conclusão para dezembro deste ano.  

Por fim, mas não menos importante, além deste projeto voltado para reverter o impacto negativo do consumo de seus usuários, a Apple anunciou outros investimentos em energia solar na China e também no Japão. Estes investimentos possuem o intuito de apoiar empresas que, de alguma forma, fazem parte da sua cadeia de produção a adotarem o uso de energias limpas. De acordo com a fabricante, 213 de seus principais fornecedores se comprometeram à adoção total de energias renováveis na produção de componentes e materiais para a fabricação de produtos da marca. 

E aí, curtiu o artigo? É muito legal saber que, apesar de tudo, grandes empresas têm investido em alternativas para diminuírem os impactos negativos na natureza. É uma nova maneira de ver e de viver que, nós garantimos que fará uma diferença muito grande no nosso futuro. Continue acompanhando o Tudo Energia para saber mais sobre o assunto! Até a próxima!  

Fique por dentro

Receba as novidades no seu e-mail.

icone newsletter
banner lateral

Encontre o plano ideal para você.

Veja os planos